terça-feira, 19 de março de 2013

Experiências que educam os sentidos




Por Charlon Cabral


         No último dia 07 de março a oficina de arte-educação teve a grata satisfação de aportar na cidade de Passira a terra do bordado manual.  Como é de costume o ritual de sempre, varal sendo colocados, os lenços sendo estendidos, e os olhares curiosos se transformam, dando espaço para o encantamento.  Os participantes aos poucos vão adentrando o ambiente lúdico, e como um passe de mágica são transportados para um quintal de liberdade, onde a imaginação dá espaço ao inesperado.
        A cada visita temos a certeza que o papel desse trabalho lúdico tende a contribuir muito com as reflexões sobre arte-educação no interior do estado, ampliando de forma significativa os trabalhos direcionados a educação sensorial.
        Outra grata satisfação foi ter voltado à cidade de Casinhas, onde tive muita alegria de ser recebido pelo nobre amigo Gerailton e sua maravilhosa equipe. Foram muitos momentos reflexivos, encontrei um grupo de educadores sociais preocupados em trilhar um novo e desconhecido caminho junto às crianças e adolescentes do PETI e Projovem. A experiência de ter conduzido os trabalhos lúdico junto aqueles educadores, provaram ainda mais a importância desse processo educativo como ferramenta de sensibilização e transformação.
       Mais que uma oficina, hoje o processo educativo sensorial “Um Olhar Lúdico Sobre o Quintal”, permite que crianças, jovens e educadores possam de forma lúcida e educativa compreender  nosso “eu” sensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário