sexta-feira, 28 de junho de 2013

Projeto Um Olhar Lúdico Sobre o Quintal Chega a Icó no Ceará


           O projeto oficina Um Olhar Lúdico Sobre o Quintal cumpriu nos dias 13 e 14 de Maio uma das últimas ações propostas ao Ministério da Cultura através do Prêmio Agente Jovem. O projeto foi premiado no ano de 2012 e ficou entre as duzentas propostas de ações culturais no Brasil que agora são reconhecidos com este título. O trabalho que carinhosamente é citada pelo idealizador como “Quintal lúdico” passa a ter um selo que qualifica a pesquisa na área de ludicidade como uma ação exitosa no Agreste de Pernambuco. “Quando formatei o projeto oficina em 2008 dentro de uma colônia de férias no espaço cultural Galpão das Artes, nunca pensei que poderia está formatando uma pesquisa teatral lúdica de grande referência em Pernambuco. Muitas situações e lugares contribuíram para o engrandecimento desse trabalho, e muitas entidades e municípios abriram portas para que eu pudesse apresentar e ganhar visibilidade com essa a exemplo do SESC Pernambuco, daí veio o patrocínio do Governo de Pernambuco e com o Prêmio Agente Jovem penso que vem a coroar todo o esforço e dedicação” cita o facilitador do trabalho Charlon Cabral. Dois grandes objetivos conduziram a oficina a cidade histórica de Icó no Ceará, o primeiro foi um encontro com grupos teatrais da cidade dentro do primeiro teatro construído no Ceará e segundo mais antigo do país.
“A experiência vivida por mim dentro do Teatro da Ribeira, é sem dúvida uma das mais intensas que vivi ministrando esse trabalho, por ser uma pessoa apaixonada por teatro e conduzir um processo criado por mim, era de grande desejo pode pisar nesse espaço que cheira a magia, o Teatro da Ribeiro dos Icós, me arrebatou para uma dimensão que não consigo explicar, mas o que vivi em conduzir o processo teatral dentro daquele templo mágico me fez sentir por um instante que minha paixão pelo o que eu faço pode não ser apenas dessa vida”. Comenta super emocionado Charlon. O segundo objetivo foi participar do I Encontro de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado em Icó, onde o facilitado conduziu um debate sobre a importância da Arte na construção do ser humano, e logo em seguida ministro a prática do quintal para alunos do segundo período do curso junto a professores da faculdade. A oficina segue suas atividades no mês de julho na expectativa de esta fazendo parte da programação do FIG (Festival de Inverno de Garanhuns) e entre os dias 29 À 02 de agosto será ministrada na cidade de Palmares-PE.

Um comentário:

  1. Nunca vi uma noticia tão mal explicada. Começa sem pé, termina sem cabeça, se essa foi a intenção, estão de parabéns.

    ResponderExcluir